Escolha uma Página
Valda Prata

Valda Prata

Protetora dos Animais

Funcionária pública e protetora dos animais nas horas vagas. Presidente da FAUNA (Francisco de Assis União Protetora dos Animais) de São José do Rio Preto/SP.

Porque é importante castrar seu animal

 

Ainda existe muito preconceito em relação à castração. Algumas pessoas têm dó ou acham que é importante deixar dar cria, que faz parte da natureza.

Precisamos ter consciência de que eles não estão mais na natureza e não sabem se cuidar sozinhos. Também é bom saber que o desejo sexual em cães e gatos não acontece da mesma forma que em seres humanos e por isso não sofrerão por não poderem fazer sexo.

 

Porque é importante castrar seu animal

 

Não há lares para todos.

 

Estatísticas mostram que existe, em média, um cão para cada cinco habitantes, sendo que cerca de 10% deles está em estado de abandono.

Muitas pessoas deixam seus animais procriarem e jogam a ninhada na rua. Não têm consciência de que o animal abandonado e maltratado sofre.

Alguém pode até dizer: “Eu consigo doar todos os filhotes de minha cadela / gata”. Mas eu pergunto: e os filhotes dos seus filhotes, como ficarão? Em menos de um ano os filhotes estarão se reproduzindo. E os filhotes dos filhotes, dos filhotes, dos filhotes…

Segundo a Sociedade Mundial de Proteção Animal – WSPA, uma só fêmea pode gerar em sua vida, pelo menos, 100 filhotes. Em seis anos, uma cadela e seus descendentes poderão ser responsáveis pelo nascimento de 64 mil filhotes (também segundo a WSPA). Se for gata, serão muitos mais. É uma progressão geométrica. A maioria desses animais encontra apenas agressão, fome, atropelamento, doenças…

Nós, como os mais evoluídos do planeta, temos obrigação de cuidar deles e resolver este problema da superpopulação de animais.

 

Castrar é prevenir o abandono e a cruedade

 

A castração é a solução para o abandono

 

A solução é a castração, já que anticoncepcionais (que as pessoas costumam chamar de “vacina”) podem causar câncer de útero e mamas, com o passar do tempo.

A castração é uma cirurgia efetuada pelo médico veterinário e realizada sob anestesia (o animal não sente nada), que impede a reprodução.
Em torno de uma semana o animal está totalmente recuperado. Pode ser feita a partir dos 6 meses de idade, tanto em fêmeas quanto em machos. Existem veterinários que têm técnica para fazer até antes dos 6 meses.

Com a castração, as fêmeas deixam de ter o cio e os machos deixam de brigar e de fugir por causa de fêmeas, além de que evitará câncer de mamas e de útero nas fêmeas e de próstata nos machos.

Importante que se diga que a fêmea não precisa ter o primeiro cio ou uma cria e o cachorro não vai deixar de “olhar a casa” porque está castrado.

 

Castrar é prevenir o abandono e a crueldade. É a solução mais eficiente para diminuir o número de animais abandonados!

 

Leia mais em: Desmitificando: veja 8 benefícios da castração

Crédito de imagens: Freepik

Pin It on Pinterest

Conteúdo VIP!

Conteúdo VIP!

Coloque seu e-mail para receber gratuitamente as atualizações do blog.

 

Não se preocupe, jamais enviarei spam.

Você foi inscrito com sucesso!