Escolha uma Página
Valda Prata

Valda Prata

Protetora dos Animais

Funcionária pública e protetora dos animais nas horas vagas. Presidente da FAUNA (Francisco de Assis União Protetora dos Animais) de São José do Rio Preto/SP.

Ensinando o cachorro a fazer xixi e coco no lugar certo

 

Ensinando o cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo

 

Ensinar o cachorro a fazer suas necessidades em um local determinado é muito importante e não é difícil. Tanto adultos como filhotes aprendem.

 

Em primeiro lugar, é importante saber que os cachorros podem urinar ou fazer cocô por diversos motivos, além da necessidade fisiológica: medo, submissão, alegria, para chamar a atenção, para marcar território quando adulto, etc.

 

Se você tiver um quintal, é bom ensiná-lo a fazer suas necessidades lá, mas se mora em apartamento, pode ensiná-lo a fazer sobre jornais ou tapetes higiênicos.

 

Escolha o local onde será o “banheiro” e forre uma boa parte com jornal. Com o tempo vá diminuindo a quantidade de jornal até ficar do tamanho ideal.

 

Para ensiná-lo, você tem que estimulá-lo a fazer no local certo. Não dê bronca, é normal errar algumas vezes. Nada de esfregar o focinho do coitadinho no xixi ou cocô. Não dê atenção quando ele fizer no lugar errado, porque ele pode gostar desta atenção. Limpe bem para tirar o cheiro, porque eles gostam de fazer nos lugares que sentem o cheiro de fezes e urina. Sabendo disso, você pode pingar estes produtos próprios que encontramos nos pet shop ou pode deixar um pouquinho do xixi dele mesmo.

 

Geralmente eles fazem cocô 30 minutos depois de comer, por isso é importante uma rotina. Após dar a alimentação, leve-o ao “banheiro”. Quando ele fizer, agrade-o. Ele vai associar o fato de fazer no local certo com um resultado positivo e isto vai incentivá-lo.

 

Quando você vir que ele está “rodando”, cheirando o chão para se ajeitar para fazer cocô ou xixi, leve-o ao local correto. Se você estiver longe dele, faça barulho para atrapalhá-lo, diga “aí não” até você chegar nele e levá-lo ao local correto. Se ele fizer um pouquinho no local certo, agrade.

 

Quando você não estiver por perto, deixe-o fechado em um local seguro, a lavanderia, por exemplo, e forre boa parte do local com jornal.
Seja paciente! Ele irá aprender 🙂

 

FONTES:
7 truques para ensinar seu cachorro fazer xixí e cocô no lugar certo
Como ensinar xixi no lugar certo

Crédito de imagens: Freepik

Pin It on Pinterest

Conteúdo VIP!

Conteúdo VIP!

Coloque seu e-mail para receber gratuitamente as atualizações do blog.

 

Não se preocupe, jamais enviarei spam.

Você foi inscrito com sucesso!