Escolha uma Página
Valda Prata

Valda Prata

Protetora dos Animais

Funcionária pública e protetora dos animais nas horas vagas. Presidente da FAUNA (Francisco de Assis União Protetora dos Animais) de São José do Rio Preto/SP.

Quando vacinar seu cão ou gato

 

Com que idade posso vacinar meu cachorro ou meu gato? Frequentemente ouço esta pergunta de pessoas que adotam animais conosco. Então vamos lá.

 

Quando vacinar seu cão ou gato

 

A vacina é de extrema importância para a saúde de seu animal. Evita muitas doenças que podem levá-lo à morte ou deixar sequelas.
Para vacinar seu cão / gato ele tem que estar saudável e vermifugado (remédio contra vermes). Não vacine se ele estiver doente!

 

Quem deve aplicar a vacina é o veterinário.

 

É bom evitar de sair com seu bichinho enquanto ele não estiver com as vacinas em dia.

 

Cães

 

As vacinas caninas são chamadas de V8 e V10 e protegem contra cinomose, coronavirose, hepatite infecciosa, leptospirose, parvovirose, além da influenza e do adenovírus. A principal diferença entre elas é que a V10 protege contra mais variações da leptospirose.

 

As doenças que mais preocupam os protetores são a cinomose e a parvovirose, pois são mais comuns e frequentemente levam o animal a óbito.

 

Para que fique imunizado, o filhote tem que tomar 3 doses de vacina V8 ou V 10 com intervalo de 21 a 30 dias. Depois uma vez por ano basta. Na última dose recebe a antirrábica.

 

A primeira dose deve ser dada com 45 dias de idade, repetindo com 75 e 105 dias. Depois o reforço deve ser anual.

 

Se já for adulto mas nunca foi vacinado, é bom dar 2 doses com intervalo de 21 a 30 dias entre cada uma.

 

Se quiser também pode vaciná-lo contra a tosse dos canis, mas o importante é dar a vacina V8 ou V10.

 

Vacinação é todo ano!

 

Todo ano tem que reforçar a vacina. Tem gente que pensa que se vacina quando é filhote já fica imune. Não. Tem que dar reforço todo ano.

 

Tem muita gente que também acha que quando leva nas campanhas da prefeitura já está imunizando o seu bichinho. Atenção! Estas campanhas são só contra a raiva. A vacina da Prefeitura só protege contra a raiva. V8 ou V10 a prefeitura não dá.

 

Gatos

Gatos também precisam ser vacinados. Quando filhotes também precisam de 3 doses para ficarem imunizados. A vacina é múltipla tríplice ou quádrupla (V3 ou V4). A V3 protege contra a panleucopenia, a calicivores e a rinotraqueíte. A V4, além destas doenças, também protege contra a clamidiose.

 

A primeira dose pode ser dada com dois meses de vida. A segunda, com 3 meses e a terceira, com 4 meses. Aos 5 meses, a antirrábica.

 

Não esqueça de revacinar anualmente!

 

PROTEJA SEU BICHINHO – VACINE!

Crédito de imagens: Freepik

Pin It on Pinterest

Conteúdo VIP!

Conteúdo VIP!

Coloque seu e-mail para receber gratuitamente as atualizações do blog.

 

Não se preocupe, jamais enviarei spam.

Você foi inscrito com sucesso!